A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CAI), promove o V Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), sob o lema “Ser criança é ser feliz”, nos dias 16 e 17 de novembro, no auditório municipal da Madalena, ilha do Pico.
Este encontro assume-se como uma oportunidade única de trabalho e reflexão que faz reunir as 19 CPCJ dos Açores, bem como os demais intervenientes em matéria de infância e juventude.
Este ano, os trabalhos centram-se de modo especial nos primeiros mil dias de vida de uma criança, período fundamental de investimento para um desenvolvimento físico, intelectual e emocional, capaz de proporcionar a aquisição de competências de autorregulação, empatia e autoconfiança.
A sessão de abertura do encontro realiza-se dia 16 de novembro, às 15h00, e é presidida pelo Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima.
A conferência inaugural está a cargo de Catarina Tomás, socióloga e professora na Escola Superior de Educação de Lisboa que irá falar sobre “Educação de infância a partir dos Direitos da Criança: Olhar e Reparar”.
No dia 17 de novembro, os trabalhos têm início pelas 10h00, com um painel dedicado aos “Primeiros anos de vida”, em que são intervenientes Raquel Corval, psicóloga e coordenadora do projeto “Desenvolvimento e educação em creche: uma abordagem colaborativa na capacitação dos profissionais de creche”, do ProChild Colab; Lubélia Azevedo, educadora de infância na Divisão de Ação social do ISSA /Faial, para falar das “Respostas sociais que existem na Região Autónoma dos Açores e o apoio à primeira Infância”; Carla Pereira, assistente social também na Divisão de Ação Social do ISSA/Faial, para dar a conhecer o “Projeto VINCA: cuidar para vincular”; e César Soares, psicólogo na Escola Básica Integrada da Ribeira Grande e coordenador de projetos de intervenção comunitária, que se irá debruçar sobre a “Promoção de competências socioemocionais em crianças – Programa Nas Asas do Coração”.
À tarde, com início dos trabalhos pelas 14h00, o último painel vai abordar o caminho da segunda infância à adolescência, com as intervenções de Marlene Sousa, psicóloga, investigadora e coordenadora do Eixo da Saúde e Bem-Estar no Prochild Colab, com o tema “ CoAction Against Adversity: uma resposta comunitária para a promoção da saúde mental, resiliência e bem -estar infantil”; José Alberto Precioso, professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador no Centro de Investigação em Estudos da Criança, para refletir e dar a conhecer “O que podemos fazer para proteger as crianças de alguns comportamentos de risco para a sua saúde”.
A fechar os trabalhos, e para abordar a temática da “Saúde mental nos jovens”, estarão presentes Matilde Silva e Mariana Ferreira da Escola Cardeal Costa Nunes, para apresentarem o projeto que desenvolveram, em parceria com outros alunos, no âmbito dos trabalhos do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
De salientar ainda que estão contemplados três momentos de debate a cargo de Carla Ribeiro, Floriberto Ferreira e Octávia Matos, das três CPCJ da ilha do Pico.
A encerrar este V Encontro Regional das CPCJ dos Açores, terá lugar a exibição do videoclipe “Hino aos Direitos da Criança”, lançado precisamente em junho último no Dia Mundial da Criança.
GRA/RL