O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu que a abertura da nova porta de embarque, inaugurada, é um “pequeno passo para uma grande ampliação e remodelação do aeroporto das Lajes”, prevista para 2024.
Em declarações à comunicação social, o governante afirmou que a nova porta de embarque irá permitir “maior fluidez de passageiros” e o processamento de quatro aeronaves em simultâneo, num investimento de mais de 100 mil euros, concretizado pela empresa TREPA – Construção Civil, LDA.
O aeroporto das Lajes passa, a partir de agora, a contar com seis portas– quatro de embarque e duas de desembarque.
Abordando os projetos em curso no aeroporto da ilha Terceira, Artur Lima realçou que já está em andamento o “projeto de arquitetura para a requalificação da cobertura e da fachada oeste”, bem como o “estudo prévio para a ampliação” da infraestrutura aeroportuária.
“Em curso, temos o estudo prévio para a ampliação do aeroporto da Terceira”, referiu, lembrando que o mesmo deverá ser entregue em “finais de outubro e inícios de novembro”.
Para Artur Lima, esta ampliação, que visa o “aumento da capacidade, de portas de embarque, de espaços comerciais e para passageiros”, é fulcral para “devolver centralidade à Terceira”.
“É essa a reivindicação dos comerciantes, do setor do turismo, do setor hoteleiro, do setor da restauração, da câmara do comércio. Estamos a dar resposta às reivindicações da sociedade e dos empresários terceirenses”, afirmou.
“Conforme o estudo prévio é que vamos decidir como vamos aumentar. As coisas fazem-se com passos seguros”, prosseguiu, transmitindo que gostaria que as “obras arrancassem em 2024”.
Segundo o Vice-Presidente do Governo, o objetivo é “requalificar uma infraestrutura mal feita, mal projeta, mal planeada, que ao fim de 15 anos está a necessitar de uma cobertura nova que está podre e de uma frente nova que já não oferece segurança aos passageiros”.
A 23 de maio, foi revelado que o Governo dos Açores celebrou um contrato com a empresa Bransolutions – Prestação de Serviços LDA. para efetuar o estudo prévio de viabilidade para a empreitada de ampliação e remodelação da Aerogare Civil das Lajes no valor de €59.500,00, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
GRA/RL