Paulo Moniz insiste no reforço de agentes da PSP nos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, insistiu na necessidade “de reforço do efetivo de agentes da PSP no arquipélago” e questionou também o ponto de situação de recuperações de infraestruturas da PSP e da GNR em vários concelhos e em várias ilhas dos Açores.
 
O social-democrata voltou a questionar o Governo da República sobre aquela que é “uma decisão operacional da Direção Nacional da PSP”, mas destacou “o compromisso assumido pelo Governo em relação ao reforço de agentes para os Açores, uma vez que o último se cifrou em cerca de um terço do que era a expectativa existente”.
 
O deputado realçou também que, “nos Açores, pela realidade de sermos várias ilhas, esse é naturalmente um exercício operacional e de gestão que requer mais meios pelo que, e segundo o novo Ministro da Administração Interna, “este ano, decorrem dois cursos de formação da PSP, aumentando o número de agentes formados o que também aumenta a capacidade deste reforço”
 
A resposta foi dada por Luís Neves, Ministro da Administração Interna que, sem avançar números, adiantou que, “quando estas pessoas terminarem o curso, naturalmente vai ser feita uma redistribuição de meios, e os Açores estão na prioridade de poder ter uma adaptação dos mesmos”.
 
Paulo Moniz pediu ainda informações sobre as infraestruturas da PSP e da GNR nos Açores, tendo sido esclarecido pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, que lembrou 2025, “como o melhor ano até hoje de execução do quadro da lei de Programação de Investimentos nas Infraestruturas, destacando não só processos em curso ou finalizados, assim como protocolos com as próprias Câmaras Municipais para que se efetivem estas recuperações”
 
Foi também destacada a disponibilidade das Câmaras, “que têm uma vocação natural para gerir obras, e que podem ajudar no lançamento das mesmas e na sua gestão, sendo que, ao todo, há 90 projetos em todo o país que de outra forma seria mais difícil de concretizar”.
 
Em termos práticos, em Ponta Delgada “a GNR tem um projeto de execução em curso e para a Esquadra da PSP da Ribeira Grande o projeto de execução está em revisão, mas em breve haverá um contrato assinado. No Nordeste, o projeto de execução está concluído, e há outros em execução em Angra do Heroísmo, tal como as esquadras em São Roque do Pico, Vila do Porto e Vila Franca do Campo, enquanto a Esquadra do Corvo, ilha onde não há Esquadra, está em planeamento”, elencou o governante.
 
Sobre esta última, Paulo Moniz lembrou que, “nestas ilhas mais pequenas, um reforço e a estada institucional da PSP são também uma garantia da presença do Estado e uma garantia de confiança nas instituições públicas”, concluiu.

RL/PSD