Alunos da Escola Básica 2,3/S das Lajes do Pico vão representar os Açores no Programa Euroscola

O projeto apresentado pelos alunos Catarina André e João Silva, da Escola Básica 2,3/S das Lajes do Pico, vai representar os Açores no Programa Euroscola, numa seleção realizada na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.

28 alunos, em representação de 14 escolas secundárias e profissionais da Região, apresentaram trabalhos subordinados ao tema “Desafios digitais: fintech, criptomoedas e segurança para os jovens”, perante um júri constituído por Maria Bretão Monteiro, Mariana Sousa e Tiago Mota Dutra.

A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do Parlamento açoriano, Luís Garcia, que sublinhou a importância da participação cívica dos jovens, defendendo que “a participação começa em coisas simples” e que “estar nos Açores não nos coloca à margem de nada”, incentivando os estudantes a assumirem um papel ativo na construção do projeto europeu e da democracia.

Os autores do projeto vencedor vão participar, no próximo ano letivo, numa sessão no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde terão a oportunidade de debater a temática com jovens de diferentes nacionalidades, num ambiente de partilha e aprendizagem intercultural.

O Programa Euroscola, promovido pelo Parlamento Europeu, desenvolve-se em várias etapas que incluem a elaboração e apresentação de trabalhos a nível regional e nacional, incentivando a participação dos jovens em temas de cidadania europeia.

Nos Açores, o programa é coordenado pela Direção Regional de Juventude, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reforçando o compromisso da Região com a formação cívica dos jovens e a promoção de uma cidadania participativa e consciente.

RL/ALRAA