Artur Lima apela ao diálogo entre República e Órgãos de Governo da Região no que diz respeito ao futuro da RTP Açores

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, afirmou, esta terça-feira, que o modelo de serviço público de audiovisual na Região já está definido e aprovado pelo Parlamento, lembrando o trabalho que foi realizado, na Legislatura passada, por um grupo liderado pelo professor universitário José Manuel Mendes.

No âmbito de uma interpelação ao Governo sobre o futuro do serviço público de rádio e televisão nos Açores, Artur Lima estranhou “ouvir profissionais da RTP Açores e políticos açorianos, ainda hoje, dizer que é preciso primeiro definir o conceito de serviço público, para depois encontrar soluções técnicas e administrativas” para o futuro da rádio e televisão açorianas, referindo que “existe um estudo que foi aprovado pela Assembleia” que traça todos os conceitos de serviço público audiovisual.

“A culpa ou a responsabilidade do estado da RTP Açores não vem de agora. Relativamente ao Ministro Relvas tivemos uma evolução positiva de abertura ao diálogo por parte do Governo da República. E esta é a base da nossa proposta: que seja estabelecido um diálogo profícuo entre o Governo da República, o Governo Regional e este Parlamento para começarmos a materializar o que é preciso relativamente ao serviço público”, afirmou.

“Não há inocentes nesta história. Quando eu ouço dizer que não se sabe que serviço público se quer para os Açores fico espantado, porque esta Assembleia contratou a um grupo de trabalho um extraordinário trabalho sobre a definição dos conceitos de serviço público… este trabalho é que tem que servir de referência para o futuro da RTP Açores. Não percebo o que é que falta para se dar o passo decisivo”, prosseguiu o Líder Parlamentar popular.

Artur Lima voltou a salientar que “a RTP Açores precisa ser reestruturada porque como está não serve os Açores”, pelo que apelou para que se “comecem a tomar decisões”, até porque “já temos matéria suficiente para começar a tomar decisões. Sentemo-nos todos e vamos fazer este trabalho”, concluiu.

CDS-PP Açores/RL Açores

Deixe uma resposta