
O Orçamento da Câmara Municipal da Horta para 2025 foi aprovado por maioria, na reunião de Câmara realizada para debate e votação dos documentos previsionais do Município.
O Orçamento Global tem um valor de 30.711.332€. Para os investimentos previstos nas Grandes Opções do Plano, estão alocados 23.168.952€.
Na conferência de imprensa de apresentação do Plano e Orçamento para 2025, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a habitação e a recuperação da rede viária municipal como as áreas mais relevantes.
Na rede viária, “definimos como prioritária a reabilitação do eixo Algar-Courelas”, pelo que o edil avançou à comunicação social que se aguarda a emissão do Visto do Tribunal de Contas para que a mesma possa arrancar.
Carlos Ferreira adiantou também que “estão a ser elaborados projetos de execução para a requalificação de 9 estradas, em 8 freguesias da nossa ilha”.
Para além da expansão do parque empresarial, um investimento já candidatado a financiamento comunitário do Programa Açores 2030, e dos setores de águas e ambiente, o autarca realçou investimentos em áreas como a ação social e a educação.
Neste sentido, Carlos Ferreira garantiu a continuidade de projetos estruturantes como o Nascer no Faial (Apoio à Natalidade), Programa Municipal de Apoio à Valência de ATL, Kit Material Escolar, Bolsas de Mérito e Bolsas de Estudo, BackHome – De volta ao Faial, parceria no projeto Diabetes em Movimento, Programas de Apoio aos Idosos, Faial Habita (Apoio ao Arrendamento) e o novo Programa Faial Reabilita (Apoio à Reabilitação de Habitações).
O orçamento do Município para 2025 será apreciado e votado na reunião do corrente mês de dezembro da Assembleia Municipal da Horta.
RL/CMH