O Centro Comunitário do Divino Espírito Santo da ilha do Faial comemorou no sábado 20 anos de existência. Na sessão solene comemorativa da efeméride, a Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra aproveitou a ocasião para destacar a importância social das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mas também ao nível da dinamização económica.
“Uma economia que é das pessoas, para as pessoas e que respeita a comunidade”, referiu, reiterando que as IPSS’s representam aproximadamente 5,5% do emprego nacional.
Além disso, a responsável municipal destacou a eficácia das IPSS’s que “por via da sua proximidade têm demonstrado, pela sua ação, possuir capacidade para responder com elevada eficácia às situações de emergência social e de apoio aos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade”.
Para Maria Antónia Dutra, “o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo materializa esta expressão social, económica e comunitária na freguesia dos Flamengos e em toda a ilha do Faial. Bem-hajam por isso. Bem-hajam pela dedicação diária e empenho profissional e voluntário a uma causa que é de todos”.
Na comemoração foi ainda descerrada uma Placa de Homenagem ao Dr. Costa Garcia, Benemérito da Instituição, que doou à freguesia um prédio de família que possibilitou a construção do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo.
RL/CMH