Capitania do Porto da Horta alerta para agravamento do estado do mar nos próximos dias

No que respeita à aproximação da tempestade tropical HELENE, a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta mantêm o alerta de, agravamento do estado do tempo e do mar nos dias 15 e 16 de setembro.

A agitação marítima, inicialmente de sul, rodando depois para sudoeste e oeste, poderá, na tarde do dia 15 de setembro e na noite do dia 15 para 16 de setembro, ter valores de altura significativa de cerca de 9,0 metros no Grupo Ocidental e de cerca de 8,0 metros nas Ilhas do Triângulo, especialmente na costa sul das Ilhas do Pico e do Faial.

A evolução do estado do tempo e do mar e as previsões devem ser atentamente acompanhadas, podendo verificar-se alterações às condições de agitação marítima de que em cima se deu nota.

Recomenda-se à comunidade marítima a adoção imediata de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as suas embarcações.

À população em geral deve evitar a zona costeira, em especial as expostas à agitação marítima.

Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

 

 

 

 

CPH/RL Açores

Imagem: ©Direitos reservados

Deixe uma resposta