
A casa dedicada à memória coletiva de todo o culto ao Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, na ilha do Pico, vai ser inaugurada no próximo dia 4 de agosto, por ocasião da festa maior da ilha Montanha e que envolve o Santuário diocesano do Senhor Bom Jesus.
Trata-se de um investimento da Câmara Municipal da Madalena suportado por fundos europeus, que contou com o especial envolvimento do Santuário Diocesano.
O espaço, construído numa casa que estava devoluta, junto ao Santuário, recupera a história e a memória deste culto juntando peças litúrgicas, cultuais e de valor cultural associadas a este culto do Senhor Bom Jesus Milagroso, muito ligado à devoção das populações do triângulo.
Além de preservar o riquíssimo espólio do Santuário do Bom Jesus, requalificando e refuncionalizando um imóvel devoluto, onde ficará em exposição permanente este património, num edifício moderno e ecológico, cuja cobertura é ajardinada, o espaço contemplará ainda o espólio de D. Arquimínio Rodrigues da Costa, o último bispo português de Macau, natural desta freguesia, recentemente homenageado por ocasião da celebração do centenário do seu nascimento.
RL/IA