Catástrofe económica e social da Ilha Terceira é responsabilidade dos governos do PS, acusa o PSD

 

O PSD/Açores alertou hoje para “a leitura errada que o Governo Regional pretende fazer passar sobre a verdadeira catástrofe económica e social da Ilha Terceira, que não se pode esconder atrás da redução da presença norte-americana na Base das Lajes. Há consequências claras da crise regional que são responsabilidades da governação do PS na Região há quase 20 anos”, afirmou o deputado Luís Rendeiro.

Os social-democratas aprovaram um programa especial de apoio para a Ilha Terceira, mas sem esquecer que “a Terceira está como está, porque sofre com a crise do setor leiteiro, para a qual os governos do PS não souberam preparar as nossa lavoura. A Terceira sofre com o crónico incumprimento dos governos regionais socialistas, em relação às promessas feitas em quase 20 anos no poder”, frisou.

“Não faltaram meios, tempo, maiorias absolutas e até Governos da República amigalhaços, que juntos conseguiram com o PS/Açores trazer a Terceira até à atual situação. Uma situação que inclusivamente motivou a criação de um Plano de Revitalização Económica (PREIT)”, disse Luís Rendeiro.

“O PS e os seus governos regionais estão em dívida para com a Terceira e a sua Economia, e o exemplo mais flagrante foi a retirada de um investimento de 65 milhões de euros como a construção do Cais de Cruzeiros, que o PS nunca teve intenções de fazer, e que de facto não se fez em Angra e nem se fez na Praia”, recordou.

Luís Rendeiro referiu ainda que, “para o Governo Regional, os 4,8 milhões de euros de apoios da UE ao setor leiteiro são escassos, mas esquece os 13 milhões para o Centro de Artes Contemporâneas, cerca de 2,5 vezes esse valor. Como esquece os 3 milhões para a Casa da Autonomia ou as derrapagens sucessivas na obra da Biblioteca de Angra”.

“E ainda advoga que são coisas diferentes. Quando foi este governo socialista a colocar no PREIT a eletrificação das casas de ordenha, agrafando num único documento todas as promessas não cumpridas para a Terceira. Chega de sacudir a água do capote e de apontar as culpas aos outros”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta