Centro de Apoio ao Artesanato, nas Velas, já foi inaugurado (c/áudio)
Luís Silveira – Presidente CMV
Dário Fonseca – Presidente ADISJ
Maria João Carreiro – Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego

Está cumprido um desejo e um compromisso eleitoral do atual executivo camarário. Foi inaugurado, esta quarta-feira, 1 de maio, o Centro de Apoio ao Artesanato, nas Velas. Depois de adquiridos dois edifício distintos que foram reabilitados no âmbito da 2ªfase da Reabilitação Urbana da Vila das Velas, Luís Silveira referiu que se chegou agora ao final deste projeto que contou com o apoio do Governo Regional e que vai ser agora gerido pela Escola Profissional de São Jorge.

Neste novo espaço da Vila das Velas será vendido artesanato local e há um grande destaque igualmente para os produtos da Marca Açores.

A data escolhida para a inauguração, 1 de maio, foi propositada, segundo o autarca velense, de forma a homenagear neste Dia do Trabalhador todos os Artesãos locais, deixando, por isso mesmo, um agradecimento especial àqueles que perpetuam no tempo o legado dos nossos antepassados.

Luís Silveira frisou ainda a importância que este espaço terá para o turismo.

Cabe agora à Associação de Desenvolvimento para a Ilha de São Jorge, nomeadamente à Escola Profissional, fazer a gestão deste novo espaço com o apoio do Governo dos Açores, mais diretamente com o apoio do Centro de Artesanato dos Açores (CADA).

Para Dário Fonseca, presidente da ADISJ, este é o assumir de um novo desafio, considerando que se trata de um espaço que irá acrescentar grande valor à ilha.

Nesta cerimónia de inauguração do Centro de Apoio ao Artesanato esteve Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, com a tutela do Artesanato dos Açores, que referiu a mais-valia que será para a ilha contar agora com este novo espaço de promoção do Artesanato local.

A Secretária Regional referiu ainda que atualmente São Jorge vive um bom momento no que toca à dinamização do setor artesanal.

Maria João Carreiro revelou ainda na ocasião que o Governo Regional está a preparar a certificação dos Chavões de São Jorge, utilizados nos famosos Bolos de Véspera confecionados na época do Espírito Santo, com o selo da marca coletiva Artesanato dos Açores.

A Secretária Regional revelou ainda que o Governo vai lançar o Café Kit, no âmbito da iniciativa Azores in a Box, dedicado à ilha de São Jorge.

A governante acredita que o Centro de Apoio ao Artesanato das Velas será um espaço de excelência, enaltecendo a parceria entre o Governo Regional, o Município e a ADISJ, que em muito contribuirá para o desenvolvimento artesanal de São Jorge.

O Centro de Apoio ao Artesanato fica localizado na Rua Poetiza Belmira de Andrade e funcionará todos os dias das 11h às 19h.

RL Açores /foto(c)Jorge Blayer