
A compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais da Região, de acordo com o índice de vendas no comércio a retalho, informação do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), cresceu, a preços constantes e em termos homólogos, 2,8% em julho e 4,3% nos últimos três meses.
Considerando os valores corrigidos de sazonalidade, o crescimento é ainda mais evidente, ou seja, 4,8% na média dos últimos 12 meses, o que reflete uma estabilidade no crescimento deste indicador de consumo das famílias.
Esta evolução positiva, para além de estável, é também contínua, uma vez que a variação mensal positiva, corrigida dos efeitos de sazonalidade e calendário, se verifica desde junho de 2017, portanto, há 16 meses consecutivos.
Por outro lado, e relacionando a compra de produtos alimentares com o consumo privado, dados recentes do SREA sobre os levantamentos Multibanco e compras com cartão eletrónico, revelam, em agosto, uma subida mensal homóloga das compras em 8,8% e dos levantamentos em 2,7%, ou seja, no conjunto, um aumento de 6,4%.
O valor global dos levantamentos (cerca de 58,3 milhões de euros) e das compras através de cartão (95,1 milhões de euros) ascendeu a mais de 153 milhões de euros no mês passado, sendo que, cerca de 130 milhões foram efetuados através de cartões de bancos nacionais.
GaCS/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados