Dezenas de filmes e artistas ao-vivo na nona edição do festival AnimaPIX 

Este fim de semana é o encerramento de mais uma edição do festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX. Dezenas de filmes curtas, e ainda quatro longas, foram exibidos durante a semana em programas nas escolas e no epicentro do festival, a Biblioteca Auditório da Madalena. 
Ainda para o público em geral, esta sexta-feira, 6 de dezembro, às 10h da manhã, o teatro “Umana”, de Maria Simões, volta ao festival, para fazer rir, pensar e festejar, no palco do Auditório da Madalena. Umana é uma viagem sobre a passagem do tempo, a solidão e as recordações. Um drama cómico sobre o envelhecimento e a vontade de eterna juventude, feminino, íntimo, alegre e festivo. Convida-se o público para esta experiência, de clown teatral, aberta a idades dos 6 aos 106 anos.
Às 18h de sexta, no centro da vila da Madalena, o artista Christophe Kerbourch apresenta um cheirinho de artes circenses, enquanto o diretor artístico do festival, Terry Costa, divulga a nova ferramenta que acompanha as aventuras da Néveda, personagem que veio ao mundo em 2019. No sábado, o público é bem-vindo à MiratecArts Galeria Costa, pelas 10h30, para uma visita guiada à sede propriedade da associação MiratecArts, que produz o AnimaPIX, entre outros festivais na ilha montanha. 
No programa escolar, um desenrolar de contos da contadora Lucrécia Alves e as marionetas Vumteatro de Ricardo Ávila já surpreenderam centenas de crianças, assim como o teatro de fantoches “O Sonho da Néveda”, criado pela equipa da Biblioteca Municipal, liderados pela bibliotecária Fernanda Medeiros, escritora Berta Vieira Soeiro e a construtora dos fantoches Aldora Marcos. 
A artista plástica e pintora de vários murais na Madalena, Rocio Matosas, está de volta para construir um mini-teatro que ficará para futuros programas no festival. Livros e celebrações fazem parte do AnimaPIX, destacando nesta edição os 5 anos da Néveda, 50 de Hello Kitty e 500 de Camões. 
O festival AnimaPIX é um projeto MiratecArts com o apoio da Direção Regional da Cultura e da Câmara Municipal da Madalena. 
RL/ Miratecarts