Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de abril sob o tema “O Queijo e a Sua História” (c/áudio)

“O Queijo e a Sua História” é este o tema que este ano constitui o mote para as Festas de São Jorge, cujo Dia Maior ocorre a 23 de abril, Feriado Municipal onde se celebra o dia do Padroeiro São Jorge.

A RL Açores esteve à conversa com Luís Silveira, presidente da Câmara Municipal, que organiza as festas em honra do Padroeiro São Jorge, que começou por referir o porquê de este ano a autarquia ter escolhido o Queijo para fio condutor dos três dias de festa.

Este ano a missa em honra do Padroeiro São Jorge, bem como a Procissão, e a Sessão Solene do Dia Maior do Concelho das Velas contam com a presença do recém-ordenado Arcebispo D. José Avelino Bettencourt, que, aliás, é natural das Velas, do lugar da Beira. Uma presença que muito honra a Câmara Municipal e que, segundo Luís Silveira, faz todo o sentido.

Ainda no Dia 23 de Abril, a autarquia irá homenagear, no seguimento do tema da festa, o Engenheiro Francisco Bettencourt, com a Medalha de Prata do Município.

E aproveitando a temática da festa a partir do Dia 24 de Abril, a Vila das Velas passa a ser a Capital do Queijo, estando previsto o lançamento da marca – “Velas, Capital do Queijo”.

Destaque ainda no programa das Festas para vários momentos culturais, com um concerto a 23 de Abril intitulado “Alma da terra, Modas das Nossas Gentes”, com o tradicional Desfile de Carros Alegóricos, decorados de acordo com o tema da Festa “O Queijo e a Sua História”, no dia 25 de Abril.

No dia 25 de Abril, último dia de festa, destaque ainda para o Rally Paper, organizado pelo São Jorge Automóvel Clube, para a Corrida da Liberdade, numa organização do departamento de Educação Física da EBS das Velas.

Pode ouvir abaixo a entrevista sobre as Festas de São Jorge ao Presidente da Câmara Municipal das Velas:

Liliana Andrade/RL Açores

Imagens: ©CMV