Governo dos Açores assina contrato de empregador público com os médicos em setembro  

A Secretária Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, que será assinado na segunda quinzena de setembro o acordo de empregador público com os médicos nos Açores, de modo a regular as normas particulares de organização e disciplina do trabalho médico.

“Vai ser assinado, de acordo com o que já estava fechado com o meu antecessor, na segunda quinzena de setembro”, adiantou Teresa Machado Luciano, que falava no final de uma reunião com o Secretário Regional do Sindicato Independente dos Médicos, André Frazão.

A governante destacou que a aplicação deste instrumento de regulamentação coletiva de trabalho nos estabelecimentos do Serviço Regional de Saúde constitui um avanço significativo e muito importante ao nível das relações laborais, contribuindo para a melhoria constante da qualidade de prestação dos cuidados de saúde, sempre em benefício dos Açorianos.

Teresa Machado Luciano salientou que esta reunião de trabalho foi a primeira de muitas que terão lugar ao longo do tempo para aperfeiçoar o que for necessário, porque o Governo dos Açores conta com os médicos para continuar a melhorar o Serviço Regional de Saúde.

O pagamento de horas extraordinárias e a progressão da carreira médica nos Açores foram outros temas que estiveram em discussão neste encontro, tendo Teresa Machado Luciano assegurado que ambos vão merecer da tutela uma avaliação muito cuidadosa e sempre num diálogo cordial com o sindicato.

Questionada sobre a entrada em funções dos novos presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de Ponta Delgada e da Horta, bem como da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, a Secretária Regional disse que deverá ocorrer “muito em breve”.

GaCS/RL Açores