Governo dos Açores garante ocupação de cerca de 2.500 jovens nas férias de verão

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, promoveu a colocação, este ano, de cerca de 2.500 jovens em programas de ocupação de férias, dos quais 2.150 em projetos de Ocupação de Tempos Livres (OTL-J), além das 327 vagas criadas no programa “Entra em Campo”.

Para os projetos OTL-J, que decorrem nos meses de julho e agosto, foram aprovados 878 projetos, de cerca de uma centena de entidades promotoras, sendo que a taxa de colocação dos jovens inscritos este ano subiu para os 93%, um aumento em relação a 2023, quando a taxa foi de 86,5%.

Para este aumento da taxa de colocação de jovens contribui a aposta do Governo dos Açores na formação e apoio às entidades promotoras, para que possam criar projetos de ocupação mais adequados aos interesses dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos.

No que respeita ao programa “Entra em Campo”, medida de apoio financeiro à realização de campos de férias, destaca-se o aumento para seis do número de entidades promotoras de projetos (em 2023 foram quatro entidades), que apresentaram 15 projetos (mais 3 do que em 2023), nas ilhas de São Miguel e da Terceira, assegurando 327 vagas, mais 50 do que no ano passado.

O investimento global este ano nos programas Ocupação de Tempos Livres e “Entra em Campo” é superior a 470 mil euros.

O OTL-J está organizado em quatro subprogramas: “Ambiente e Turismo”, “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e “Jovens Estudantes”. O objetivo deste programa é proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável.

Através do programa “Entra em Campo”, que visa promover a ocupação dos jovens em atividades de promoção de hábitos de vida saudável, é atribuído, também através da Direção Regional da Juventude, apoio financeiro para a realização de campos de férias com a duração e até 15 dias, nos períodos da Páscoa e de Verão, para jovens entre os 11 e os 18 anos de idade.

RL/GRA

Deixe um comentário