
O Grupo Desportivo Velense (GDV) sagrou-se, este domingo, tricampeão da Ilha de São Jorge ao vencer o Futebol Clube Calheta por cinco bolas a zero.
A precisar apenas de um ponto para sagrar-se campeão, o Velense entrou a todo o gás na partida frente ao Calheta, fazendo o primeiro golo por Diogo Baptista ainda antes dos cinco minutos iniciais.
O Desportivo Velense galvanizado pelo primeiro golo chega ainda antes dos 15 minutos de jogo aos 2-0 por intermédio de Dudu.
Num jogo de sentido único, de livre direto, André Rodrigues assiste Francisco Fonseca que de cabeça faz o terceiro golo.
Já cheirando a goleada, em cima do intervalo, Fábio Monteiro empurra para o fundo das redes, fazendo o quarto golo das Zebras.
Ao intervalo a Calheta perdia, assim, no Municipal das Velas por 4-0, naquela que foi considerada por muitos a melhor exibição da equipa do GDV esta época.
No reinício da segunda parte, o Velense não tirou o pé do acelerador, chegando ao quinto golo através da marcação irrepreensível de um livre batido pela Capitão André Rodrigues, considerado um dos momentos altos do jogo.
Goleada consumada, o Treinador do Velense, Hélder Teixeira, ainda deu descanso a alguns atletas com mais jogos, fazendo entrar em campo alguns dos jogadores menos utilizados ao longo da época.
Com estas alterações, o ritmo de jogo baixou e o Futebol Clube Calheta teve uma oportunidade para ainda fazer o tento de honra, embora sem sucesso.
No final, mão cheia de golos para o Desportivo Velense que pôde, assim, fazer a festa com os seus adeptos.
Série Açores é grande objetivo
Agora o Desportivo Velense vai disputar, em maio, o apuramento para o Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), um apuramento a duas mãos, sendo a primeira na ilha Terceira e a segunda em São Jorge. Já o adversário, esse, ainda está por decidir, estando a luta do Campeonato da Ilha Terceira dividida entre o Boavista da Ribeirinha e o Vilanovense.
Ora, no final do jogo deste domingo que ditou a conquista do tricampeonato pelas zebras, o treinador da equipa, Hélder Teixeira, que treina o Velense pela segunda vez, não escondeu a vontade que tem em mais uma vez levar a equipa à Série Açores. Recorde-se que na primeira vez que treinou o Desportivo Velense, Hélder Teixeira foi Campeão de Ilha (2001/2002) e levou as Zebras à subida de divisão, ao sagrar-se Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.
Agora, o treinador, visivelmente satisfeito por esta conquista, quer repetir o feito.
Hélder Teixeira deixou ainda grandes créditos aos seus jogadores e a toda a estrutura do GDV.
O Treinador das Zebras confirmou que são muitas as lesões de momento, mas espera que até 12 de maio todos estejam recuperados e garantiu que mesmo apesar de já serem campeões o Velense entrará nas últimas jornadas do Campeonato de São Jorge sempre para ganhar.
Já o Capitão do Velense, André Rodrigues, também em entrevista à RL Açores, frisou a alegria que é alcançar a conquista do Campeonato de São Jorge pela terceira vez consecutiva e fez uma dedicatória especial e emocionada, assegurando que a conquista de mais este Campeonato vai para a eterna estrela do clube, Dominique Gambão, que faleceu o ano passado.
André Rodrigues realçou ainda que o grande objetivo é, sem dúvida, a subida do clube à Série Açores, garantindo que a equipa está motivada para trabalhar por isso.
De salientar que com a conquista do Campeonato, o Velense alcança o triplete ao vencer todas as provas da ilha de São Jorge, tendo também conquistado a Taça de Ilha e a Taça da AFAH.
Liliana Andrade/RL Açores
Fotografia: ©Paulo Ribeiro