
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira as nove ilhas dos Açores sob avisos laranja e amarelo, devido aos efeitos da depressão Laurence que atingirá o arquipélago no sábado.
Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, a depressão Laurence, com um sistema frontal associado, deverá localizar-se, no sábado, a cerca de 90 quilómetros a norte da ilha Graciosa, no grupo Central, “com uma pressão no seu centro de 999 hPa [hectopascal]”, e os efeitos deverão começar a sentir-se a partir da tarde deste dia.
“Desta forma, prevê-se que a depressão Laurence provoque um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em todo o arquipélago”, adianta.
De acordo com o IPMA, as rajadas de vento, de noroeste, “deverão rondar os 110 km/h [quilómetros/hora] no grupo Ocidental, os 120 km/h no grupo Central e os 100 km/h no grupo Oriental”.
As ondas, também de noroeste, “poderão atingir os nove metros de altura significativa nos grupos Central e Oriental (com altura máxima até aos 18 metros) e os oito metros no grupo Ocidental (com altura máxima até aos 15 metros)”.
Devido à passagem da depressão Laurence pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu esta sexta-feira avisos laranja e amarelo para todas as ilhas.
Quanto ao grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu aviso laranja por vento (das 02:00 às 17:00 de domingo) e por agitação marítima (das 02h00 às 14h00 de domingo).
Para as ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial também vigora o aviso amarelo por vento (entre as 17h00 de sábado e as 02h00 de domingo e entre as 17h00 e as 23h00 de domingo) e por agitação marítima (entre as 23h00 de sábado e as 02h00 de domingo e entre as 14h00 e as 23h00 de domingo).