De forma a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se celebrou este domingo, 3 de dezembro, realizou-se esta segunda-feira, na Casa do Povo da Calheta, a nona edição da Feira das Capacidades.
Um evento que é organizado em parceria pelo CAO das Velas e da Calheta e pelas Escolas básicas e Secundárias dos dois concelhos e que pretende sensibiliza a população para a temática da igualdade.
“Igualdade nas diferenças” foi o tema que deu mote à nona Feira das Capacidades que juntou na Calheta utentes dos dois CAOS de São Jorge bem como alunos das Escolas Básicas e Secundárias das Velas e Calheta.
Uma iniciativa que já se realiza há nove anos e que pretende ser uma chamada de atenção para a necessidade de cada vez mais aprender a conviver com a diferença.
Na opinião da Técnica responsável pelo CAO da Calheta, Tânia Azevedo, em São Jorge há ainda um longo caminho a percorrer no sentido de aprender a conviver com a diferença, defendendo que essa sensibilização deve começar a ser feita pelos mais novos.
Ao longo do dia decorreram várias atividades com as apresentações de danças, músicas e momentos teatrais pelos utentes do CAO das Velas e da Calheta e ainda por alguns alunos da EBS da Calheta.
Do programa da Feira das Capacidades fizeram ainda parte diversos workshops abertos à comunidade com o intuito de esclarecer alguns temas como a Importância da Estimulação precoce no desenvolvimento psicomotor da pessoa com deficiência ou um olhar diferente sobre a disfagia na pessoa com deficiência.
Liliana Andrade/RL Açores
Fotografia: ©O Farol CAO