Este sábado foi dia de Mordomia na freguesia dos Rosais, com a tradicional ornamentação dos carros de bois e com a massa sovada, o queijo, vinho e tremoço para toda a população.
Em tempos os antigos diziam que a Tradição do enfeitar dos Carros de Bois na freguesia dos Rosais iria acaba por desaparecer.
A verdade é que ainda hoje há um grupo de homens que se juntam e que ajudam os mordomos das festas em honra do Espírito Santo a ornamentar os carros, como contou à reportagem da RL Açores João Sequeira, um apaixonado por estas tradições do Divino Espírito Santo e também Mestre da Ornamentação dos Carros de Bois.
São mais de 50 bandeiras, muita verdura e um número considerável de arcos que ornamentam os carros dos bois, não esquecendo claro a boneca que vai sempre na frente em homenagem à Rainha Santa Isabel.
Em tempos os carros que ainda são puxados por bois da raça Ramo Grande percorriam a freguesia toda com o vinho e os tremoços. Hoje em dia as coisas são um pouco diferente mas a simbologia mantém-se.
Este ano, em Rosais, a Mordomia do Caminho de Baixo chegou à Ribeira do Belo. Como é tradição foram nomeados os 10 mordomos, mas este ano apenas cinco aceitaram. Cabe a estas famílias durante o dia de sábado servir a toda a população que passe por Rosais servir a tradicional massa sovada, o queijo, o vinho e os tremoços.
Uma Mordomia com bastante gente jovem que quer fazer perdurar no tempo a tradição.
Ao longo de todo o dia de sábado quem por Rosais passou foi mandado parar para entrar na Mordomia da Ribeira do belo e poder disfrutar da tradição que apesar de algumas modificações fruto da evolução dos tempos pode dizer que ainda é o que era.
No próximo fim-de-semana, da Santíssima Trindade, estas práticas repetem-se mas desta feita na Mordomia da Ponta.
Liliana Andrade/RL Açores
Fotografia: ©Mark Marques|Info-Fajãs