Navio Azores Ocean servirá “Portugal inteiro” e consolida papel da Região no campo da investigação, realça José Manuel Bolieiro

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, declarou, em Vigo, que o navio de investigação Azores Ocean, ontem lançado ao mar, servirá “Portugal inteiro”, representando um elemento de reforço do papel da Região no campo da investigação.

Na sessão tida nos estaleiros Armon, a quem José Manuel Bolieiro agradeceu pela “competência, diligência e capacidade de realizar”, foi lembrado o percurso do investimento e assinalado o “compromisso” dos Açores para com o seu mar.

O navio de investigação está orçado em cerca de 20 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Integrado numa estratégia de valorização da eficiência energética e de diminuição do impacto ambiental, este investimento visa a construção de uma plataforma moderna, com altos padrões tecnológicos em termos de capacidades, de equipamentos e com elevado desempenho energético.

Para o Presidente do Governo, iniciativas como o Azores Ocean representam “elementos disruptivos” que têm na matriz “um objetivo maior que tem a ver com a identidade açoriana e portuguesa”.

O Azores Ocean tem como objetivo capacitar a Região de uma plataforma tecnológica de acesso ao mar profundo do Atlântico Nordeste central, e em especial da Zona Económica Exclusiva do arquipélago.

RL/GRA