Ouvidoria de São Jorge promoveu formação sobre o Livro dos Salmos

Conhecer o Livro dos Salmos e “rezar” com eles, procurando louvar a Deus, com mais conhecimento e fé, foi a proposta da ouvidoria de São Jorge ao promover este mês de fevereiro a formação sobre “Rezar com os Salmos”, orientada pelo bíblista padre Francisco Ruivo.

“Todos os meses procuramos fazer uma iniciativa. Este mês procurámos aprofundar o conhecimento deste livro de forma a que as pessoas pudessem perceber o que ele nos diz, o que nos dizem os salmos para além de louvarem a Deus” afirmou ao Sítio Igreja Açores o ouvidor padre Dinis Silveira.

A proposta de “Rezar com os Salmos”, decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta e visou preparar o ano da oração, que será celebrado em 2024, e que se assume como o pórtico do Jubileu da Esperança, agendado pelo papa Francisco para 2025.

“Os Salmos foram e são a oração por excelência do povo judaico; Jesus rezou-os e a Igreja transpô-los para os dias de hoje, na nossa liturgia diária, sendo a palavra de Deus colocada na boca do homem para chegar a Deus” referiu o bíblista formador, padre Francisco Ruivo, da diocese de Santarém em declarações ao Sítio Igreja Açores.

“Estes três dias proporcionaram um encontro e um conhecimento do livro dos salmos, sobretudo no que é a sua teologia e a sua característica; o que nos dizem sobre Deus e como nos ensinam a vê-Lo e considerá-Lo, dando instrumentos aos crentes para que os possam viver na sua vida”, acrescentou o sacerdote. instrumentos para que possam viver na sua vida.

Os Salmos nascem da experiência quotidiana de um povo que, com grande simplicidade e paixão, descreve a amizade de Deus com os homens. São orações cantadas, no sentido de que não são ditas simplesmente com os lábios, mas são orações em que todo o homem se envolve na sua emotividade, na sua fantasia e na sua imaginação.

Os 150 salmos que compõem os cinco livros dos Salmos vão das lamentações individuais aos hinos pela vitória, às exaltações pelo rei, à proclamação da glória de Deus, às expressões da alegria do tempo. Todos os aspetos culturais, religiosos, civis e sociais de Israel entram nos Salmos.

No próximo mês a formação será sobre o Matrimónio e os Cursos de Preparação para este sacramento.

RL/IA