
Um quarto livro não estava nos planos do Padre Manuel Garcia da Silveira, mas afinal vai mesmo acontecer. A obra que deverá estar concluída até ao final do ano ainda não tem título, mas incluí, a par do que já aconteceu nos outros livros, muitos elementos de investigação histórica e cultural feita pelo seu autor.
Assim, deste livro vão constar, precisamente, vários trabalhos de investigação do Padre Silveira que não puderam ser inseridos nas suas anteriores publicações.
O livro, segundo o seu autor, celebra duas importantes efemérides da sua vida. A primeira prende-se com o celebrar, este ano, dos 70 anos em que o Padre Silveira foi pela primeira vez à escola com uma especial dedicatória ao Professor Raúl Sousa Barata.
Há 60 anos o padre Manuel Garcia da Silveira começou a escrever para um jornal regional, sendo esta a segunda efeméride que marca esta nova obra.
Deste livro consta ainda uma dedicatória especial aos Bispos Açorianos, outros trabalhos do Padre Silveira, bem como mais algumas peças do seu espólio e ainda a continuação da publicação das mensagens do livro de honra da Matriz das Velas.
Um livro muito vasto e variado segundo o autor e que não pretende maçar o leitor.
Um livro que volta a estar sob a coordenação de Victor Rui Dores.
O Padre Manuel Garcia da Silveira tem como grande objetivo poder deixar obra feita para que no futuro os seus trabalhos e o seu percurso possam ser recordados da melhor forma através dos testemunhos que deixa escritos.
Liliana Andrade/RL Açores