Presidente da Assembleia Legislativa apela à valorização dos profissionais da informação

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), apelou  à importância de “valorizar o papel crucial dos profissionais da informação na preservação da memória coletiva”, sublinhando que “estes especialistas trabalham diariamente para garantir que a nossa história, conhecimento e futuro sejam preservados”.

“Vivemos numa era de informação abundante, e é vital saber filtrar, organizar e preservar o que realmente importa”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, no XXI Encontro Regional da Delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários,  Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), que teve lugar , pela primeira vez, na cidade da Horta.

“Numa era em que tanto se fala em big data, algoritmos e inteligência artificial, a verdadeira sabedoria não reside apenas em ter acesso a toda e mais alguma informação”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano, salientando a importância de a utilizarmos “de forma ética, criteriosa e em benefício de uma sociedade cada vez mais global”, acrescentou.

Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que “a gestão eficiente da informação é um desafio que impacta cada canto da nossa sociedade”, defendendo que é responsabilidade dos decisores políticos “garantir que estes profissionais tenham acesso a
recursos e oportunidades que lhes permitam continuar a desempenhar o seu papel de forma eficaz”.

Concluindo o seu discurso, Luís Garcia enalteceu a organização deste encontro, que acontece pela primeira vez na cidade da Horta, destacando a sua importância para o fortalecimento da rede de profissionais dedicados à preservação da informação e da memória coletiva.

RL/ALRAA