O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu em audiência, no Palácio de Sant’Ana, o Prémio Nobel da Economia de 2001, Joseph Stiglitz.
Joseph Stiglitz é reconhecido como um dos criadores da teoria dos mercados com informações assimétricas. Esta teoria explica como falhas de mercado podem ocorrer quando dois ou mais agentes económicos envolvidos em transações possuem informações qualitativa ou quantitativamente superiores em relação a outros.
“Os Açores orgulham-se de receber pensadores influentes como Joseph Stiglitz. A sua vinda é um testemunho da relevância crescente da nossa Região no cenário internacional e uma fonte de inspiração para todos nós”, afirma José Manuel Bolieiro.
Stiglitz é graduado pela Faculdade Amherst e doutorado pelo MIT. Em 2011, foi eleito uma das personalidades mais influentes do mundo pela revista Time. Atualmente, é professor jubilado de economia, administração de empresas e negócios internacionais na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, além de ser o Economista-chefe do Roosevelt Institute.
O responsável é ainda um dos coordenadores do Committee on Global Thought, copresidente do Initiative for Policy Dialogue, e presidente da International Economic Association.
No passado, foi Presidente do Conselho Económico da Administração Clinton, e Economista-chefe e vice-presidente do Banco Mundial.
Ainda no âmbito do encontro, o Presidente do Governo afirmou que esta foi “uma oportunidade de conhecer e dialogar com uma figura relevante e inspiradora”.
Com o seu trabalho, Stiglitz ajudou a esclarecer contextos em que os mercados não funcionam corretamente e demonstrou como a intervenção seletiva do governo pode melhorar a ‘performance’ económica.
RL/GRA