
Há a possibilidade de vir a nevar no arquipélago dos Açores ainda esta semana. Embora não seja inédito, é algo bastante invulgar.
A possibilidade é confirmada pela previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para 14 de fevereiro, dia dos namorados em Portugal.
O IPMA refere que para o Grupo Ocidental é esperada “queda de neve a partir da cota dos 600 metros” e no Grupo Central “queda de neve a partir da cota dos 700 metros”. No Grupo Oriental espera-se “queda de neve a partir da cota dos 1000 metros”.
Esta possibilidade rapidamente começou a ser analisada por algumas páginas dedicas à meteorologia. A Meteo Trás os Montes, por exemplo, destacou que nunca se terão visto “cotas de neve tão baixas previstas para os Açores”.
Já a Meteored Portugal lembrou que “a neve cai com alguma frequência na montanha do Pico, a 2.351 metros de altitude” e que o arquipélago será afetado por uma “massa de ar polar proveniente de latitudes setentrionais” de quinta para sexta-feira, bem como por uma depressão.
Analisando mapas de temperatura, “a queda de neve parece ser validada para os Grupos Ocidental e Central uma vez que se observam valores negativos da temperatura a esta altitude sobre as ilhas que pertencem aos referidos Grupos”.
No entanto, segundo a análise, a Meteored antecipa neve, “mas apenas para a montanha do Pico”. Realçando que nas restantes ilhas é “bastante improvável, porém reforçou que “a meteorologia já mostrou por diversas vezes que há lugar para surpresas”.
RL/ Meteored/IPMA/Meteo Trás os Montes