O deputado do Partido Socialista dos Açores, Russell Sousa, destacou hoje, a gravidade da problemática do consumo de substâncias psicoativas na Região, exigindo medidas concretas para combater as dependências nos Açores, cujos dados qualificou de “alarmantes”.
Numa declaração política na sessão plenária que decorre na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, Russell Sousa evidenciou que o consumo de drogas ilícitas nos Açores é entre duas a três vezes superior à média nacional e que 36% dos jovens açorianos relatam problemas associados ao consumo de álcool, enquanto 23% enfrentam dificuldades relacionadas ao consumo de drogas ilícitas.
Russell Sousa prosseguiu afirmando que apesar de existir o maior orçamento de sempre para esta área, “as medidas continuam a ser as mesmas que já se provaram ineficazes. E quem o diz não é o Partido Socialista; são os resultados do último Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional de 2023, que mostram que o consumo e os problemas associados não param de crescer nos Açores”.
O deputado relembrou as propostas já apresentadas pelo PS/Açores para fazer face a esta problemática, onde se destacava a “necessidade urgente de abrir pelo menos uma comunidade terapêutica na Região, aumentar as respostas para doentes com duplo diagnóstico, retomar os inquéritos escolares, realizar diagnósticos de saúde mental para consumidores de rua e implementar programas específicos para jovens entre os 14 e os 30 anos”.
RL/PS Açores