Vasco Cordeiro destaca importância do transporte aéreo para a mobilidade dos Açorianos

O Presidente do Governo destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância do transporte aéreo para a mobilidade dos Açorianos, seja para o exterior ou entre as ilhas do arquipélago, salientando, por isso, a relevância da realização nos Açores da reunião dos Diretores Gerais da Aviação Civil da Conferência Europeia da Aviação Civil.

“Se há região no país, e até na Europa, onde a aviação civil e o transporte aéreo têm uma relevância decisiva, é exatamente aqui nos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, frisando que “o transporte aéreo é o único meio de mobilidade com o exterior e um dos principais meios de mobilidade entre as ilhas da Região”.

O Presidente do Governo, que falava na sessão de abertura da reunião dos Diretores Gerais da Aviação Civil da Conferência Europeia da Aviação Civil, considerou, por isso, ser “particularmente relevante e importante” a realização deste encontro nos Açores, “uma região composta por nove ilhas, espalhada por 600 quilómetros, distante duas horas de voo do continente europeu e cerca de cinco horas de voo do continente americano”.

“Daí a importância que o vosso trabalho tem também para uma região como a nossa”, afirmou Vasco Cordeiro, frisando que, sem o transporte aéreo, os Açores estariam “completamente isolados do mundo”.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou a localização geográfica dos Açores, “a meio caminho entre a Europa e a América, numa zona de fronteira, nesta área de ligação entre duas realidades, entre dois continentes”.

Para Vasco Cordeiro, os Açores são, por isso, “a melhor região do mundo para realizar esta reunião”, atendendo a que o arquipélago se encontra localizado “no meio deste imenso movimento de pessoas”.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores