Velas na Rota da Conferência Europeia “Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais” – Luís Encarnação defende que é possível voltar a ter vinho de qualidade em São Jorge (c/áudio)

O concelho das Velas recebeu na passada sexta-feira o último dia da Conferência Europeia “Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais”, evento que decorreu em quatro Ilhas do Grupo Central, Terceira, Faial, Pico e São Jorge, entre os dias 7 e 13 de Abril, tendo como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as potencialidades e desafios que se colocam aos territórios rurais, no contexto da promoção e valorização da sua oferta ecoturística, em que se fez representar no referido evento vários Países Europeus, bem como representantes de Portugal Continental e Ilhas.

O encontro realizou-se no âmbito do projeto In Rural Connect e é promovido pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha, em parceria com a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.

O programa deste dia, contou com uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, edifício este precisamente construído com um imposto criado pelo Reinado, sobre o Vinho dos Casteletes, onde participaram várias individualidades da ilha, no caso em particular o Presidente da Cooperativa Vitivinícola, Vinhajor, da União de Cooperativas, entre outros.

Em São Jorge, os participantes desta Conferência Europeia participaram numa prova de vinho da ilha do Pico “Czar 2014” acompanhado com o Queijo de São Jorge DOP de várias curas, numa prova comentada por Antonio Azevedo da Confraria do Queijo São Jorge e Fortunato Garcia da Adega Czar, que teve lugar na Casa Museu Cunha da Silveira, resultando num “casamento” perfeito entre dois produtos de excelência.

Nesta passagem pela Ilha, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco da Cultura, Tradições e Costumes jorgenses, bem como as Fajãs – Reserva da Biosfera.

 

Ainda no âmbito da Conferência Europeia “Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais” a RL Açores esteve à conversa com o presidente da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Luís Encarnação fez um balanço muito positivo desta conferência que passou por quatro ilhas do Grupo Central, Terceira, Faial, Pico e São Jorge.

O presidente da AMPV explicou precisamente o porquê de começar esta Conferência pelos Açores.

Aliar o vinho à gastronomia, juntando mais alguns fatores fundamentais, é um bom presságio para um turismo de qualidade, frisou ainda Luís Encarnação.

Em tempos São Jorge já foi reconhecido pelo seu vinho, algo que está agora novamente a ser trabalhado através da Vinhajor com a tentativa de recuperação de vinhas perdidas, algo que o Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho considera que é possível acontecer, dependendo da vontade e também da capacidade de investimento, considerando mesmo que em São Jorge tal como no Pico também se pode ter o chamado vinho da lava.

Luís Encarnação em entrevista à RL Açores, uma entrevista que poderá ouvir na íntegra já este sábado pelas 12h no Programa Espaço Entrevista.

 

 

 

 

CMV/RL Açores