O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, congratulou-se com a publicação, em Diário da República, do Despacho que cria o Grupo de Projeto Anel Interilhas e que terá a missão de estudar e analisar a solução técnica e financeira mais adequada para a substituição dos cabos submarinos interilhas.
A criação deste grupo de trabalho surge na sequência do alerta do Vice-Presidente do Governo Regional, realizado em recente visita à delegação da ANACOM nos Açores, onde sublinhou a urgência em ter um novo cabo submarino interilhas em funcionamento.
Recorde-se que, em maio deste ano, Artur Lima, já tinha dirigido uma carta ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a solicitar a criação deste grupo, tendo realçado na ocasião que “este é um assunto prioritário para o Governo dos Açores em matéria de comunicações e muito relevante para catapultar o desenvolvimento regional para novos patamares”.
Em reação ao despacho agora publicado, o Vice-Presidente do Governo manifestou muita satisfação e enalteceu a decisão do Governo da República por considerá-la fundamental para a coesão social e desenvolvimento económico na Região.
RL/GRA