Home / Açores / LREC promove Concurso de Construções Sismo-Resistentes para a comunidade escolar
LREC promove Concurso de Construções Sismo-Resistentes para a comunidade escolar

LREC promove Concurso de Construções Sismo-Resistentes para a comunidade escolar

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) está a promover a realização de um concurso de maquetas de edifícios sismo-resistentes, dirigido à comunidade escolar.

Esta iniciativa tem como objetivo envolver as instituições de ensino dos Açores, sensibilizando professores e alunos para a importância de dotar as estruturas dos edifícios de elementos com caraterísticas resistentes aos sismos numa região como os Açores, frequentemente sujeita a fenómenos sísmicos.

O desafio que este concurso lança à comunidade escolar consiste na construção de uma maqueta de um edifício com estrutura antissísmica que seja capaz de resistir aos efeitos de um sismo semelhante aos que ocorreram nos Açores a 1 de janeiro de 1980 e a 9 de julho de 1998.

A maqueta deverá ser construída cumprindo todas as regras constantes do regulamento do concurso, que se encontra disponível na página do LREC, no endereço eletrónicowww.lrec.azores.gov.pt.

O concurso contempla dois escalões, sendo que no 1.º Escalão podem concorrer equipas formadas por um professor e três alunos do Ensino Básico ou Secundário, com idade igual ou superior a 14 anos, dos estabelecimentos de ensino público, privado ou escolas profissionais de toda a Região Autónoma dos Açores.

No 2.º Escalão podem concorrer equipas formadas por três alunos dos estabelecimentos de ensino universitário de toda a Região Autónoma dos Açores e um professor, nas áreas de Arquitetura e Engenharia.

A inscrição deverá ser feita até 18 de março, mediante o preenchimento online de um formulário disponível no site do LREC.

A competição final, durante a qual as maquetas serão testadas na mesa sísmica, terá lugar a 19 de abril de 2016, nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.

Para as equipas não residentes em S. Miguel será assegurada a estadia e comparticipação das despesas de deslocação.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top