Home / Cultura / Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, alarga projeto ‘Bibliocaixas’
Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, alarga projeto ‘Bibliocaixas’

Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, alarga projeto ‘Bibliocaixas’

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, em S. Jorge, vai alargar este ano o projeto “Bibliocaixas” a novos parceiros e atividades.

Este projeto, que está a ser desenvolvido desde março de 2018, consiste num serviço itinerante de empréstimo coletivo de livros às Juntas de Freguesia, Casas de Povo e Instituições Particulares de Solidariedade Social de S. Jorge que estejam interessadas na difusão e promoção do livro e da leitura.

Ao longo do último ano, este projeto foi implementado em sete instituições da ilha, designadamente nas Juntas de Freguesia dos Rosais, da Urzelina e de Santo Antão, nas Casas do Povo do Norte Grande e do Norte Pequeno e nos Jardins de Infância ‘O Golfinho’ e ‘O Roseiral’, num total de 221 leitores e 389 livros requisitados.

No final do ano passado foi possível monitorizar e averiguar quais as problemáticas e necessidades inerentes a este projeto, tendo-se concluído, como mais prementes, o número diminuto de leitores em idade considerada ativa, uma vez que a maioria dos leitores pertence à população mais idosa, bem como a necessidade de um programa de dinamização das “Bibliocaixas”, que fomente e ajude a concretizar o objetivo de promoção do livro e da leitura.

Neste contexto, em 2019, o Museu Francisco de Lacerda, para além do alargamento já efetuado do projeto a outros parceiros, nomeadamente a EB1/JI de Velas, a Casa do Povo de Velas-Beira e a EB1/JI da Urzelina, esta última através da “Bibliocaixa” da Junta de Freguesia da Urzelina, realizará atividades de promoção de leitura, de modo a angariar mais leitores e aumentar o número de livros requisitados, procurando igualmente que o livro chegue às famílias mais desfavorecidas, através da realização de atividades envolvendo pais e filhos.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top