Açores poderão ficar ligados ao sistema principal do novo cabo submarino intercontinental da Google

Reunido em Conselho do Governo, o executivo regional decidiu aprovar a Resolução que reconhecer de relevante interesse público o projeto “NUVEM”, promovido pela empresa Angler Fish Services, Unipessoal, Lda., no respeitante à ligação dos Açores diretamente ao sistema principal do novo cabo submarino intercontinental da Google, entre os Estados Unidos da América e a Europa.

O Governo Regional dos Açores recebeu, por parte da empresa Angler Fish Services, Unipessoal, Lda. – subsidiária portuguesa da empresa-mãe multinacional Google –, uma manifestação de interesse no sentido de ser reconhecido de relevante interesse público o projeto designado por “NUVEM”.

O projeto apresentado envolve a construção de um ramal adicional para ligar diretamente os Açores, através da ilha de São Miguel, ao sistema principal do novo cabo submarino intercontinental da Google, que visa ligar os Estados Unidos da América à Europa.

Para além disso, acresce a instalação de uma Estação de Amarração de Cabos (CLS) em São Miguel, que prevê acomodar equipamentos de terminação do cabo submarino, fontes de alimentação e outros apetrechamentos técnicos.

Com esta nova ligação digital dos Açores ao mundo – diretamente à Europa e aos EUA – efetuada através deste novo cabo submarino, aumenta significativamente a capacidade instalada de transmissão de dados na Região, o que é essencial para suportar o crescimento contínuo da demanda por serviços digitais.

As melhorias na conetividade digital podem impulsionar o desenvolvimento económico regional, permitindo que empresas açorianas participem mais ativamente no mercado global, promovendo o acesso a uma infraestrutura de internet de alta qualidade, que possibilita expandir as suas operações online, alcançar novos mercados e melhorar a sua competitividade.

Uma melhor conetividade digital facilita o teletrabalho e o ensino à distância, o que é especialmente importante em regiões insulares como os Açores, onde a distância geográfica pode limitar o acesso a oportunidades de emprego e de educação.

Acresce ainda que uma infraestrutura de conetividade digital de alta qualidade torna os Açores mais atraentes para potenciais investimentos, especialmente em setores de tecnologia e serviços digitais, para os quais a existência de uma operação internacional da multinacional Google a partir dos Açores pode ser determinante.

Este potencial de atração de investimento externo, é essencial para a criação de postos de trabalho qualificados, para a criação de um ecossistema tecnológico, de investigação e de desenvolvimento mais robusto e, em última análise, para o crescimento demográfico na Região.

RL/GRA