
A Câmara Municipal das Velas inaugurou no sábado, dia 8 de dezembro, a Mortuária dos Nortes, tendo celebrado um Protocolo com a Junta de Freguesia do Norte Grande que fica, assim, responsável pela gestão do edifício.
Localizada em Santo António, local pertencente à Freguesia do Norte Grande, Luís Silveira destacou na sua intervenção que este espaço poderá servir não só a população do Norte Grande, mas também a do Norte Pequeno, devido à proximidade, pondo de parte o facto de Norte Pequeno ser já concelho da Calheta.
Apesar de não ser um sítio onde as pessoas gostem de ir, o presidente da autarquia realça o conforto que as famílias merecem em alturas como a de “velar” um ente querido, evidenciando, assim, estas instalações.
Segundo o autarca este é um edifício que está preparado para ser adaptado a qualquer outra valência que entendam.
Luís Silveira assumiu que, de facto, o Norte esteve um pouco votado ao abandono durante algum tempo, algo que agora se tem vindo a contrariar, de acordo com o autarca.
Para Luís Silveira este é o cumprir de mais um compromisso, com a reabilitação de um espaço que estava votado ao abandono, sendo que a Mortuária dos Nortes fica localizada na antiga Escola Primária.
Liliana Andrade/RL Açores