
O caminho de acesso de viaturas à Fajã de João Dias, na freguesia dos Rosais, só estará transitável no início do Verão de 2019 por questões de segurança. A informação foi revelada por Luís Silveira, o presidente do Município das Velas, no decorrer da reunião da Assembleia Municipal, que se realizou na passada sexta-feira.
O autarca respondia desta forma a uma questão levantada pela presidente da Junta de Freguesia dos Rosais, Marília Freitas, que pretendia saber em que pé estava a obra e para quando a sua conclusão.
De acordo com o autarca velense, o prazo de conclusão da obra é em novembro deste ano, mas as coisas podem não ser tão lineares, devido à complexidade da mesma.
Luís Silveira revelou ainda o que lhe transmitiu o empreiteiro que afirma que no próximo mês de agosto estará na fajã.
Quanto ao caminho ficar transitável a viaturas, o autarca diz que isso só acontecerá no próximo Verão, por questões de segurança.
Em causa estão então as questões de segurança, com Luis Silveira a dizer que colocar transitável um caminho de acesso a uma fajã que acabou de ser aberto e com elevado grau de complexidade seria arriscado, por exemplo, podendo estar na eminência de haver alguma derrocada logo após a conclusão da obra.
Liliana Andrade/RL Açores