![CDS-PP Açores terá 18 moções para aprovar no IX Congresso Regional](https://radiolumena.com/wp-content/uploads/2015/06/MADALENA-PICO-e1585224588207.jpg)
O IX Congresso Regional do CDS-PP Açores que se realiza no próximo fim-de-semana (5, 6 e 7 de Junho), na Vila da Madalena, ilha do Pico, para além da Moção de Estratégia Global apresentada pelo líder do Partido, Artur Lima, intitulada “Dar Valor aos Açores”, terá para analisar e votar outras 17 moções sectoriais apresentadas por cerca de três dezenas de outros congressistas.
No conclave democrata-cristão açoriano participarão cerca de centena e meia de congressistas, entre delegados com assento por inerência e os que foram eleitos pelas estruturas concelhias, e, segundo a Comissão Organizadora do Congresso, foram entregues 17 moções sectoriais que abordam os mais diversos temas: turismo, transportes aéreos e marítimos de passageiros e carga; agricultura; potencial geoestratégico da Região; pensamento autonómico; educação e sistema de ensino; ambiente; consolidação da rede de cuidados continuados; cultura; autarquias locais; juventude; insularidade extrema e ultra-periferia, entre outros.
A maioria das moções sectoriais é subscrita por congressistas individuais, mas existem três que são apresentadas estruturas partidárias ou grupos de militantes. A Comissão Política da Ilha de São Miguel, a Juventude Popular dos Açores e os autarcas populares eleitos na Câmara, Juntas e Assembleias Municipais e de Freguesia da ilha de São Jorge.
O IX Congresso Regional do CDS-PP Açores decorrerá a partir do final da tarde da próxima sexta-feira (dia 5), na Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense, e decorrerá até ao final da manhã de Domingo. Ao longo desta semana será divulgado o programa definitivo do conclave popular que deverá contar com a presença de Paulo Portas, líder nacional, na sessão de encerramento.
Depois de há quatro anos ter promovido, de forma inédita, a realização do seu VIII Congresso na Vila das Velas, ilha de São Jorge, eis que quatro anos volvidos os centristas açorianos voltam a assumir a organização de uma reunião desta dimensão, também de forma inédita e pioneira, na ilha do Pico.
GI CDS-PP Açores/RL Açores