CDS-PP congratula Governo Regional pelo alargamento do “Nascer Mais” a todos os concelhos dos Açores

O Governo Regional dos Açores anunciou o alargamento do programa “Nascer Mais” a todos os concelhos dos Açores, com uma verba prevista de 3 milhões de euros, em 2024, para a concretização desta medida.

A líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP realçou “o sentido de responsabilidade do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, em ter iniciado o projeto- piloto nos concelhos mais afetados pelo despovoamento, aferindo os verdadeiros resultados do mesmo e permitindo que hoje se proceda a um alargamento com dados concretos”.

Catarina Cabeceiras afirmou que “o Governo Regional tem sido pioneiro nos apoios que realmente beneficiam a classe média”, referindo que “tanto o alargamento do Nascer Mais a todos os concelhos, como as creches gratuitas, são para todos, independentemente dos seus rendimentos”.

Segundo a parlamentar “este apoio, que se fixa nos 1500 euros, tem reduzido em centenas de euros os encargos financeiros das famílias, permitindo às mesmas recorrer aos produtos e serviços necessários, sem que tenham de investir parte dos seus rendimentos”.

Catarina Cabeceiras realçou que no relatório de avaliação do programa “90% dos inquiridos consideram que esta medida contribui e muito para a redução dos encargos financeiros do agregado familiar, no primeiro ano de vida da criança, permitindo às famílias poupar entre 100 e 250 euros por mês, estimadamente”.

De acordo com os dados veiculados pelo Governo Regional, a Deputada do CDS-PP destaca que “foram apoiadas 702 famílias e atribuídos 1,05 milhões de euros” e que “segundo o relatório de avaliação do projeto-piloto, permitem afirmar que este é o caminho certo”, referiu.

CDS/RL