Cooperação entre Governos da Região e da República permitiu dotar forças de segurança de melhores condições de trabalho nos Açores 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas enalteceu a cooperação e o trabalho profícuo que tem existido entre os Governos da Região e da República no sentido de dotar as forças de segurança nos Açores de mais e melhores condições de trabalho, reforçando, assim, o sentimento de segurança entre a população e os turistas.

“Como todos sabem, a segurança pública é uma responsabilidade exclusiva do Estado. No entanto, a Região tem procurado sempre colaborar e cooperar, no sentido de melhorar as condições e os meios técnicos, quer da PSP, quer da GNR, nas diferentes ilhas”, afirmou João Ponte, que falava sábado, em representação do Presidente do Governo, na inauguração das obras de requalificação da Esquadra da PSP das Velas, em São Jorge.

João Ponte salientou que “esta inauguração significa também um sinal inequívoco da boa relação e do diálogo profícuo que existe entre os Governos da Região e da República, que é colocado a favor dos interesses das populações”.

Na sua intervenção, referiu que o facto de os Açores serem uma Região segura, com uma das taxas de criminalidade mais baixas do país por mil habitantes, e terem uma sociedade pacífica, não pode, nunca, justificar qualquer tipo de desinvestimento nesta área.

“O Governo Regional defende que as forças de segurança no arquipélago estejam dotadas de meios e instalações que permitam um reforço da sua eficácia e eficiência operacional, contribuindo assim para um incremento da defesa dos interesses quer dos Açorianos, quer de quem nos visita, no que à sua segurança diz respeito”, afirmou João Ponte na cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

João Ponte salientou que o Governo Regional tem procurado, dentro das suas disponibilidades financeiras, encontrar soluções que se adequem às necessidades das forças de segurança presentes na Região.

“Nos últimos anos, a Região já investiu em viaturas e equipamentos para a PSP e GNR nos Açores 1,3 milhões de euros e está em curso um novo processo para aquisição de mais meios, estimado em meio milhão de euros”, adiantou o Secretário Regional, acrescentando que o Governo dos Açores já se comprometeu a uma reorientação dos próximos investimentos para a melhoria das infraestruturas existentes.

Nesse âmbito, frisou que “já foram aprovados cerca de meio milhão de euros destinados a apoiar a requalificação de esquadras em várias ilhas”, como foi agora o caso de Velas, mas também de São Roque, da Madalena ou da Praia da Vitória.

João Ponte garantiu que vão seguir-se apoios para requalificar a Esquadra do Nordeste e o edifício da GNR na Fajã de Cima.

“Registamos e valorizamos o trabalho que tem sido feito ao nível da qualificação das instalações e no reforço de meios, contudo é preciso prosseguir este trabalho em favor dos Açorianos, bem como dos muitos turistas que cada vez mais visitam a nossa Região”, disse o Secretário Regional.

GaCS/RL Açores