Está a decorrer ao longo desta semana a votação para eleger as 7 Maravilhas de Portugal Aldeias. Os Açores estão representados nesta grande final com a Fajã dos Cubres, finalista na categoria Aldeias de Mar.
Fajã do Cubes ou Azenhas do Mar. É esta a decisão que os portugueses têm de tomar ao longo desta semana para eleger a aldeia que querem ver consagrada como uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, isto na categoria Aldeias de Mar.
A Fajã dos Cubres em São Jorge surgiu neste concurso por intermédio da Câmara Municipal da Calheta, sendo que o presidente da autarquia considera que há todas as condições para que a Fajã seja a vencedora na sua categoria.
No entanto, mesmo que a fajã não traga consigo o título de uma das maravilhas de Portugal, Décio Pereira considera que o objetivo da candidatura foi alcançado.
O autarca considera que já há motivos para que a população esteja orgulhosa.
No próximo domingo, 3 de setembro, Décio Pereira vai marcar presença em Piódão onde será proclamada a declaração oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
Localizada na costa norte de São Jorge, caracterizada pela sua imponente falésia da qual resultou a fajã, pelas suas lagoas, aves e vegetação característica e ainda pela vista paras as vizinhas ilhas Graciosa e Terceira, a Fajã dos Cubes é detentora já de inúmeras distinções ambientais, podendo a partir do próximo domingo conseguir também o título de uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias se a votação que decorre até lá assim o determinar.
Liliana Andrade/RL Açores