Este domingo foi de festa na Fajã dos Cubres com a celebração da padroeira Nossa Senhora de Lurdes e com a exposição do troféu das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias (c/áudio)

Este domingo foi de festa na Fajã dos Cubres, em São Jorge, aquela que é agora um das sete maravilhas de Portugal – Aldeias. A festa foi em honra da padroeira Nossa Senhora de Lurdes, mas foi dia também da população poder ver de perto o mais recente troféu conquistado pela Fajã que esteve em exposição na ermida da Fajã dos Cubres.

Uma distinção que para a população promove a ilha de São Jorge em termos turísticos e é um orgulho.

Já o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, que andou pela fajã a mostrar o troféu à população, diz que esta distinção é uma responsabilidade, sendo imperativo preservar as fajãs.

Há também aqueles que consideram que agora é preciso evitar a massificação do turismo de forma a preservar o património e criar cada vez melhores condições.

Num domingo que foi de festa na Fajã dos Cubres celebrou-se a devoção a Nossa Senhora de Lurdes e recordou-se a alegria de ver a Fajã dos Cubres classificada como uma das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques | Info-Fajãs