“Emigração” é o tema deste ano das Festas de São Jorge. As festas em honra do Padroeiro da Vila das Velas, que têm o seu ponto alto no dia 23 de abril, feriado municipal, decorrem precisamente entre 23 e 25 de abril.
Em entrevista recente à RL Açores, Luís Silveira, o presidente da autarquia,0 fala sobre a temática da festa e vários pontos do programa da mesma.
Germano Matos dos Santos e Nelson Ponta Garça, de duas gerações diferentes de emigrantes, receberão este ano a Medalha de Prata do Município das Velas.
As Festas de São Jorge têm o seu auge no dia 23 de abril, dia em honra do padroeiro São Jorge, que começa logo pela manhã com a Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo São Jorge, seguindo-se a missa e procissão em honra do Padroeiro São Jorge.
Ao final do dia destaque para a Sessão Solene do Dia de São Jorge, que este ano será presidida por Caesar DePaço, o Cônsul Honorário de Portugal na Florida.
Ainda no dia 23 de abril, destaque para a inauguração da Exposição “Diáspora” e para o Testemunho “Rosto de Jorgenses na América”.
O dia 24 de abril, como já é habitual, será o Dia dedicado às Crianças com atividades ao longo do dia, com destaque ainda neste dia para o Lançamento do Livro de Receitas “Velas, Capital do Queijo” e para o Espetáculo Teatral/Musical “Vivências da Nossa Terra”, pelo Grupo de Folclore de Rosais.
Na manhã do dia 25 de abril, realizar-se-á o Rally Paper, organizado pelo São Jorge Automóvel Clube e a Corrida da Liberdade, organizada pelo Departamento de Educação Física da EBS de Velas.
Durante a tarde destaque para o Torneio de Futebol “Dominique” e para o habitual Desfile de Carros Alegóricos alusivos à temática da festa “Emigração”.
O culminar das Festas de São Jorge acontece no Auditório Municipal das Velas com grande destaque para o Concerto “TradiSons” – Música Popular Portuguesa com João da Ilha.
RL Açores
Fotografia: ©Mark Marques|Info-Fajãs