
Foi na segunda-feira de manhã que a Câmara Municipal das Velas recebeu as viaturas adstritas à Proteção Civil Municipal. Na cerimónia simbólica que assinalou a entrega das viaturas estiveram presentes não só os membros do executivo camarário, mas também a Direção e Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas e ainda o Corpo de Intervenção Municipal, no que à proteção civil diz respeito, composto por seis funcionários da autarquia.
Para Luís Silveira que falava à RL Açores sobre a importância da autarquia passar a dispor destas três viaturas, pode dizer-se que a partir de agora a autarquia passa efetivamente a dispor de um verdadeiro serviço de Proteção Civil Municipal.
O investimento total foi de 250 mil euros e resulta de uma candidatuara ao Programa Operacional 2020, referiu o autarca velense.
Luís Silveira fez ainda saber que a compra destes equipamentos foi acordada com os Bombeiros Voluntários das Velas.
O presidente do Município enalteceu ainda a criação do corpo de intervenção da proteção civil municipal composto por funcionários do quadro da autarquia, bem como a criação de um espaço próprio para este novo serviço.
Luís Silveira fez saber ainda que já no próximo dia 12 de maio irá haver um exercício levado a cabo pelo Serviço Regional de Bombeiros e Proteção Civil dos Açores em toda a ilha e em que este corpo de intervenção municipal bem como as novas viaturas já serão testadas em cenários fictícios de catástrofe.
Liliana Andrade/RL Açores