Município e Governo acertam estratégias para reforçar execução do Açores 2030

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) reuniu com o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e com a Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, num encontro dedicado ao acompanhamento da execução do Programa Açores 2030 e ao reforço da articulação institucional entre os Municípios açorianos e as entidades responsáveis pela gestão dos fundos comunitários.

A reunião permitiu analisar o ponto de situação da execução do Programa, bem como partilhar informação relativa aos investimentos municipais previstos para os próximos anos, numa lógica de cooperação e acompanhamento permanente entre os diversos intervenientes.

O Presidente do Conselho de Administração da AMRAA, Carlos Ferreira, destacou a importância deste trabalho de proximidade institucional, referindo que “a boa execução dos fundos comunitários exige uma articulação permanente entre os Municípios, o Governo Regional e a Autoridade de Gestão. Mais do que identificar constrangimentos, importa criar soluções e mecanismos de cooperação que permitam acelerar a concretização dos investimentos que as nossas populações aguardam”.

A sessão constituiu igualmente uma oportunidade para aprofundar o diálogo institucional entre o Governo Regional e os Municípios, identificando áreas onde uma maior articulação poderá contribuir para potenciar a execução dos fundos comunitários disponíveis para a Região.

Carlos Ferreira salientou ainda que “a AMRAA continuará a assumir o seu papel de plataforma de concertação e de diálogo entre os Municípios e o Governo Regional, contribuindo para que exista uma visão partilhada sobre os desafios da execução dos fundos europeus e sobre as medidas necessárias para os ultrapassar”.

Foi igualmente reconhecida a importância de assegurar uma monitorização contínua da execução do Programa Açores 2030, reforçando os mecanismos de cooperação institucional e o trabalho conjunto entre todas as entidades envolvidas, com vista à maximização do aproveitamento dos fundos europeus e à concretização dos investimentos estruturantes previstos pelos Municípios açorianos.

RL/AMRAA