Obras do Centro de Saúde de Velas suspensas por tempo indeterminado devido à pandemia de COVID-19 – António Pedroso já questionou Governo (c/áudio)

Por imposição da Secretaria Regional da Saúde estão suspensas por tempo indeterminado as obras de remodelação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas. As obras há muito ansiadas pelos velenses ficam, assim, paradas, devido à pandemia de COVID-19, já depois de terem tido um grande atraso no seu arranque.

Ora, esta suspensão não agradou ao PSD Açores que já enviou um requerimento à Assembleia Legislativa Regional a pedir explicações ao Governo Regional sobre o assunto em causa.

Em entrevista à RL Açores, António Pedroso, o deputado do PSD Açores eleito pela ilha de São Jorge, lamenta esta suspensão das obras do Centro de Saúde das Velas, dizendo que a mesma não se compreende, sendo que há quase um mês que o país se encontra em Estado de Emergência, estranhando o porquê de só agora esta decisão ser tomada.

António Pedroso quer saber, assim, o porquê desta decisão de suspensão das obras do Centro de Saúde das Velas e quando é que o Governo Regional prevê retomar a mesma, querendo ainda o deputado do PSD Açores perceber que alterações já foram efetivamente feitas ao projeto, adiantando saber que essas mesmas alterações foram, de facto, efetuadas.

O deputado do PSD Açores quer ainda saber se com tudo isto o Governo regional está a prever fechar algumas valências do Centro de Saúde das Velas, apelidando mesmo esta empreitada de “obra de Santa Engrácia”, devido a todas as vicissitudes que já sucederam.

Numa altura em que o Centro de Saúde das Velas tem menos utentes, devido ao Plano de Contingência da Unidade de Saúde de Ilha que se encontra em vigor devido à pandemia de COVID-19 e tendo em conta igualmente que o internamento transitou para o Centro de Saúde da Calheta, devido às obras agora suspensas, António Pedroso compreende ainda menos esta situação.

De salientar que ainda esta semana a Secretária Regional das Obras Públicas afirmou em sede de comissão parlamentar que no que diz respeito aos setores das Obras Públicas e Comunicações, o Governo dos Açores “tem estado a trabalhar no sentido de manter o cronograma de execução física e financeira das obras públicas, em todos departamentos”.

No entanto, apesar destas declarações, é agora suspensa a obra do Centro de Saúde das Velas, um investimento superior a um milhão de euros e há muito ansiado pela população do Concelho das Velas.

A RL Açores tentou obter uma declaração junto da administração da Unidade de Saúde de Ilha que remeteu qualquer explicação sobre o assunto para a Secretaria Regional da Saúde.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta