
“Educar em Tempo de Incerteza”, é este o tema dos XXIV Encontros Filosóficos organizados pela Escola Secundária Manuel de Arriaga que uma vez mais convidou a Escola Básica e Secundária das Velas a participar no evento que em São Jorge teve iníco nesta quinta-feira.
Para Rui Moreira, o presidente da EBS das Velas, este é um tema que se reveste da máxima importância, tendo em conta a evolução radical que se verifica atualmete no país, na Europa e no Mundo.
É preciso evoluir na forma como se ensina e como se educa, de acordo com o presidente do Conselho executivo da EBS das Velas, destacando os temas trazidos pelos palestrantes.
Na quinta-feira, no âmbito dos Encontros Filosóficos decorreu pela manhã a Apresentação do Projeto “Novas Rotas”, por Conceição Medeiros, da Escola Básica 2,3 dos Ginetes.
Já pela tarde houve lugar para abordar a temática “Diferenciação de Trajetos e Equidade no Sistema Educativo”, por Maria Paula Paixão, da Universidade de Coimbra.
Esta sexta-feira contam do programa o tratamento de dois temas, intitulados “A Nova Infância Prisioneira da Modernidade?” e “Contributos para uma Cartografia das Transformações dos Processos de Aprendizagem no século XXI”.
Os XXIV Encontros Filosóficos decorrem até ao dia 21 de maio, embora na EBS das Velas se realizem apenas estes dois dias.
Liliana Andrade/RL Açores