O Azores Fringe Festival apresenta vários programas a destacar artistas que incluem mostra de trabalhos e temas de interesse para o mundo cultural. SHORTS@FRINGE é dedicado a curtas de vídeo e filme, com máximo de 15 minutos, desde videoarte a documentário, ficção e animação, artistas dos quatro cantos do mundo mandam seus trabalhos para mostra, o qual qualificam para o Prémio Audiência.
Na edição de 2024, várias sessões do SHORTS@FRINGE apresentam produção portuguesa, sendo que 30 dos 80 filmes no festival são portugueses.
A sessão “O NOSSO PORTUGAL” apresenta imagens e temas muito específicos ao país, incluindo documentários e filmes promocionais, como “Romaria d´Agonia” por Flávio Jácome Cruz que tem a voz da açoriana picarota, Helena Ávila. Outros filmes de destaque nesta sessão incluem a ficção “As Filhas da Pátria” de Catarina Almeida, e “A Fuga” de João Brás.
“CURTAS DE PORTUGAL é uma sessão com mais filmes de ficção e experimentação, como o trabalho dos açorianos Alexandre Ferreira Picanço, “E-MPTY SPACES, HEAVY HEARTS”, e K. J. Chaves Santos, “Basalto”.
Estas duas sessões estão agendadas para o Auditório Municipal das Lajes do Pico, nas próximas quintas-feiras, 30 de maio e 6 de junho.
Filmes portugueses fazem parte de outras sessões como “VOLTA AO MUNDO” , “AROUND THE WORLD” e “ANIMAÇÃO”, que este fim de semana é exibido na ilha do Corvo, no EcoMuseu.
Anúncios de programação acontecem semanalmente até ao final do mês de Junho, segundo fez saber a organização.
RL/MA